Mau tempo vai continuar – devido à queda de neve há várias estradas no norte e centro do país cortadas ao trânsito

30 11 2010

Continua a nevar em Bragança e na Serra da Estrela. Frio, chuva e neve são as previsões para esta terça-feira. Há nove distritos com aviso amarelo. Várias dezenas de auto-estradas e vias secundárias do norte e centro do país estão hoje interditas à circulação rodoviária..

Guarda e Vila Real são, desde já, os distritos mais afectadas com a queda de neve, com o primeiro a ter “todos os acessos à Torre da serra da Estrela”, o ponto mais alto do país, a “estarem cortados”.

No caso de Vila Real, são “várias as estradas principais e municipais” que estão interditas, como a Auto-Estrada (AE) 7, na zona da Ribeira da Pena, o mesmo sucedendo com as Estradas Nacionais (EN) 206 (em Vila Pouca de Aguiar), 212 (em Guilhado), 311 (em Venda a Nova e Serzêlo), 101 (no sentido Carrapatoso-Amarante) e 304 (em Ermêlo).

De acordo com a mesma fonte, no Porto, na zona de Penafiel, estão também “duas estradas sem circulação”, tal como em Moncorvo (na EN 315), em Bragança (EN 206, na zona de Nogueira) e em Valença (Estrada Municipal 1, junto a Melgaço).

A GNR aconselha os cidadãos a “averiguar quais são as alternativas às vias que estão cortadas”, no caso das pequenas localidades, em que os “habitantes conhecem bem a região”.

Desde ontem que as temperaturas começaram a descer um pouco por todo o país, com alguns distritos do norte e centro a estarem sob influência da queda de neve.

Para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia prevê a continuação de temperaturas baixas, de norte a sul do território nacional.

A Direção Geral da Saúde (DGS) recomenda cuidados com os equipamentos de aquecimento dentro das habitações para evitar acidentes e proteção com o frio nas saídas à rua, especialmente para idosos, crianças e doentes crónicos.

Segundo a Direcção Geral de Saúde, em comunicado, as pessoas mais vulneráveis ao frio são crianças, idosos, doentes crónicos, principalmente com problemas respiratórios, cardiovasculares ou anemias, recorda a DGS.

Neste grupo estão também os sem abrigo e pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.

Na rua, devem usar-se várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente, luvas, gorro, meias quentes e cachecol.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: