Fronteiras com Espanha novamente no activo – suspensão temporária do acordo de Schengen até sábado devido à Cimeira da Nato

16 11 2010

É mais uma medida para garantir a segurança durante a cimeira da NATO. Desde a meia-noite que voltou a ser feito o controlo de fronteiras. O acordo Shengen fica suspenso até sábado, uma medida que não se verificava desde o Euro 2004.

A operação montada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), conta com 35 elementos, que asseguram as três entradas de Vilar formoso bem como os diversos pontos de passagens autorizadas e não autorizadas existentes no distrito da Guarda, revelou uma fonte do SEF no local.

Só no distrito da Guarda existem cerca de 10 vias alcatroadas e uma de caminho-de-ferro com ligação a Espanha.

Já a GNR, “cuja missão nesta operação é de apoiar o SEF, vai igualmente patrulhar com brigadas os diversos pontos de passagem para Espanha, durante 24 horas por dia”, disse fonte militar no local.

A fronteira de Vilar Formoso é uma das principais entradas terrestres do país, e o ponto de passagem de maior número de veículos de passageiros e de mercadorias com uma média de tráfego diária de cerca de 10 mil veículos.

A medida de excepção foi estabelecida pelo Governo português e significa a suspensão temporária do acordo de Schengen.

O acordo Schengen entre Portugal e Espanha foi assinado em 25 de junho de 1991, e a abolição das fronteiras entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 1993.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: