Fronteiras com Espanha novamente no activo – suspensão temporária do acordo de Schengen até sábado devido à Cimeira da Nato

16 11 2010

É mais uma medida para garantir a segurança durante a cimeira da NATO. Desde a meia-noite que voltou a ser feito o controlo de fronteiras. O acordo Shengen fica suspenso até sábado, uma medida que não se verificava desde o Euro 2004.

A operação montada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), conta com 35 elementos, que asseguram as três entradas de Vilar formoso bem como os diversos pontos de passagens autorizadas e não autorizadas existentes no distrito da Guarda, revelou uma fonte do SEF no local.

Só no distrito da Guarda existem cerca de 10 vias alcatroadas e uma de caminho-de-ferro com ligação a Espanha.

Já a GNR, “cuja missão nesta operação é de apoiar o SEF, vai igualmente patrulhar com brigadas os diversos pontos de passagem para Espanha, durante 24 horas por dia”, disse fonte militar no local.

A fronteira de Vilar Formoso é uma das principais entradas terrestres do país, e o ponto de passagem de maior número de veículos de passageiros e de mercadorias com uma média de tráfego diária de cerca de 10 mil veículos.

A medida de excepção foi estabelecida pelo Governo português e significa a suspensão temporária do acordo de Schengen.

O acordo Schengen entre Portugal e Espanha foi assinado em 25 de junho de 1991, e a abolição das fronteiras entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 1993.

Advertisements

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: