Pelo menos seis mortos e vários feridos em protestos em Maputo

1 09 2010

Pelo menos seis pessoas morreram esta manhã em Maputo e há vários feridos na sequência dos confrontos registados na cidade devido ao aumento do custo de vida.

Hoje aumentaram no país, os preços da água e da luz. O protesto começou de madrugada com a “greve” dos transportes públicos, mas ao longo da manhã as pessoas começaram a concentrar-se em Maputo e os confrontos começaram e continuam com apedrejamentos, pneus a arder. De resto, no centro da cidade os estabelecimentos comerciais e bancos encerraram por falta de condições.

Paulo Marçal, jornalista português a trabalhar em Maputo, explica à NFM, que a situação na cidade é tensa, com confrontos entre populares e polícia que levaram ao encerramento das entradas na cidade.

Ainda segundo o repórter, a tensão pelo aumento do custo de vida no país já se vinha a verificar há algum tempo, no entanto, no dia em que aumentou o preço do pão e da água, as pessoas saíram à rua e partiram para a violência.

 Relativamente à actuação das forças policiais, Paulo Marçal fala em tensão já que a policia não terá meios para combater a revolta de tantas pessoas.

Os protestos contra os aumentos dos bens de consumo chegaram ao centro de Maputo, Moçambique, com relatos de tumultos em locais como a Avenida de Angola ou Bairro Coop.

Entretanto, sabe-se também que um avião da TAP que chegou hoje de manhã a Maputo, Moçambique, continua retido naquela cidade porque a tripulação não consegue chegar ao aeroporto.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: