Governo quase esgotou orçamento para pagar SCUT

23 08 2010

O Governo já gastou quase todo o orçamento previsto para pagar a renda das SCUT três auto-estradas sem custos para o utilizador.

O boletim informativo da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) dá conta de que o governo já teve de pagar cerca de 140 milhões de euros (até final de Junho) e o valor inscrito em Orçamento do Estado é de 155 milhões para as SCUT da Costa de Prata, Grande Porto e Norte Litoral, avança o Jornal de Negócios.
As portagens nas três SCUT eram para ter começado a ser cobradas no dia 1 de Julho, mas o impasse político tem obrigado ao adiamento da cobrança. Segundo o jornal, só a SCUT da Costa de Prata já ultrapassou todo o orçamento estimado para 2010. De acordo com o jornal, já foram despendidos 55 milhões de euros, dos 51,3 orçamentados.
O valor já gasto pelo Estado diz respeito a pagamento que teve de fazer às concessionárias pelos primeiros seis meses do ano. E segundo o relatório da DGTF muito dificilmente não será ultrapassado.

O Governo reitera que a introdução de portagens nas vias sem custos para o utilizador não morreu… Ainda hoje o secretário de Estado das Obras Públicas garantia, em entrevista ao jornal “Público”, que “haverá portagens em todas as Scut, mas por fases”. Paulo Campos diz que a intenção é introduzir portagens à medida que os critérios forem sendo cumpridos.

Ao “Público”, secretário de Estado afirma que o modelo de negócio da Estradas de Portugal deve manter-se público, embora existam operações que devem ser privatizadas, como a conservação de estradas. Isto numa altura em que o membro do Governo de Sócrates garante que “nunca a Estradas de Portugal esteve tão saudável como agora”. Já em relação à dívida que segundo o presidente da empresa pode chegar aos dois mil milhões de euros, Campos garante que o endividamento será cumprido, o que irá acontecer quando as concessões de auto-estradas começarem a reverter para a empresa.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: