Apoios aos agricultores afectados pelos incêndios chegam no fim da época

23 08 2010

As ajudas financeiras aos agricultores que sofreram danos com os incêndios só podem ser dadas depois de terminada a época de incêndios e feito o levantamento dos danos e estragos sofridos.

A informação foi avançada pelo ministro da Agricultura, ontem, à margem do 28.º Congresso Internacional de Horticultura que decorre até dia 28 de Agosto, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Em momentos de combate aos incêndios temos é que ajudar as populações e preparar instrumentos de auxílio. Apresentamos há duas semanas as linhas de intervenção aos agricultores com prejuízos, mas a época de incêndios ainda não terminou e temos de esperar pelo levantamento dos estragos”, afirmou António Serrano.

O governante acrescentou que “logo que o processo de quantificação de todos os danos esteja concluído serão tomadas as medidas necessárias que possam minimizar a perda do potencial produtivo afectado, que promovam o ordenamento e recuperação de povoamentos e estabilizem o solo após o incêndio”.

Quanto a rapidez dessa ajuda, António Serrano explicou não ser possível mais celeridade e deu como exemplo o vendaval do Oeste que, embora tenha acontecido em dezembro passado, só agora começam a chegar as primeiras ajudas.

“O vendaval no oeste foi a resposta mais rápida que houve até hoje. Não houve operação em Portugal de larga escala que tivesse este tipo de resposta”, afirmou o ministro.

António Serrano disse ainda querer “tranquilizar os agricultores afetados”, garantindo que “vão ter o apoio do Estado” e lembrou algumas das linhas de intervenção e apoio apresentadas há duas semanas, entre as quais ajudas à alimentação animal, apoios a quem perdeu máquinas e equipamentos e ajudas à floresta, incluindo reflorestação.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: