Ministro da Administração Interna inaugura heliporto de Baltar

9 07 2010

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, inaugura esta manhã o novo heliporto de Baltar, localizado no concelho de Paredes, que passa a operar durante todo o ano, no combate a incêndios florestais e operações de resgate e salvamento.

Com licença para vôo permanente, o novo heliporto passa a ser a terceira base permanente do Ministério da Administração Interna, cobrindo toda a região norte, como explica à NFM, Delfim Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar.

O novo heliporto de Baltar está preparado para receber aparelhos ligeiros e pesados e equipado com hangar de manutenção.

A inauguração é hoje, já em plena fase Charlie, a época mais crítica do combate aos incêndios, que começou a 1 de Julho.

Até Outubro, estarão mobilizados cerca de dez mil elementos, 2177 veículos e 56 meios aéreos (incluindo 35 helicópteros e 16 aviões). Além disso, há 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

A chegada do calor em força, nos últimos dias, fez aumentar o número de incêndios em alguns distritos, nomeadamente em Évora, onde o número de fogos aumentou no Distrito de Évora em relação ao ano passado. No distrito de Portalegre os Bombeiros foram chamados menos vezes a intervir, mas há mais área ardida que a registada em 2009.

No Algarve a Protecção Civil debate-se com dificuldades para recrutar bombeiros durante a época de verão. 

O plano Charlie, é o plano de prevenção que a Proteção Civil pôs em prática desde o dia 1 de Julho e que irá estar em vigor até 30 de Setembro no Algarve. O Comandante Vaz Pinto, responsável pela Proteção Civil na região algarvia, referiu na altura, que as dificuldades em recrutar bombeiros para constituir equipas especiais de combate a incêndios florestais estão ultrapassadas e o dispositivo já está formado, assegurando que o número de equipas é idêntico ao de 2009, contando com 506 combatentes, apoiados por 129 viaturas e três meios aéreos.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso de risco máximo de incêndio os concelhos de Mogadouro, no distrito de Bragança, e de S. Brás de Alportel, no distrito de Faro.

Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, embora muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: