“Aprenda a Salvar o seu Filho”

5 07 2010

Ainda antes de pedir socorro através da linha de emergência médica 112, os pais de vítimas de afogamentos devem iniciar o suporte básico de vida, alertou o enfemeiro José Neutel, no primeiro curso “Aprenda a salvar o seu filho” onde foram demonstradas, em caso de afogamento numa piscina ou banheira, algumas das manobras que os enfermeiros da urgência pediátrica do Hospital de Faro ensinaram a jovens pais que participaram no primeiro curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico, que decorreu no passado sábado em Faro.

Cerca de 20 pessoas assistiram ao curso, a maioria são jovens pais que tiveram o primeiro filho recentemente e que vêm para ter conhecimentos e atuar em situações de afogamentos ou obstrução das vias respiratórias, explicou José Neutel, reconhecendo que as técnicas de suporte básico de vida pediátrico devem ser executadas de imediato e podem contribuir para reverter a situação.

A vigilância constante e a proteção das piscinas com barreiras são, todavia, os primeiros passos para prevenir afogamentos de bebés e crianças, frisou o enfermeiro.

Os cursos de Suporte Básico de Vida Pediátrico têm a duração de um dia, são gratuitos, e repetem-se todos os sábados de julho e agosto no Hospital Central de Faro, tendo o objetivo de minimizar o flagelo que são os afogamentos no Algarve, principalmente no verão.

Na época balnear de 2009, o Hospital Central de Faro atendeu 13 crianças vítimas de afogamento, das quais resultaram duas vítimas mortais.

O afogamento é a segunda causa de morte acidental nas crianças, ultrapassada apenas pelas mortes em acidentes rodoviários, segundo dados da UNICEF de 2001.

A Associação Portuguesa de Segurança Infantil (APSI) estima que em 2009 morreram 17 crianças em Portugal por afogamento.

Para reduzir o número de afogamentos mortais de crianças, a APSI considera essencial que seja aprovado rapidamente o projeto lei que regulamenta a construção e utilização de piscinas em casas particulares.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: