Municípios do Vale do Sousa retiram providências cautelares contra introdução de portagens nas scut do Grande Porto

1 07 2010

Os municípios do Vale do Sousa, Maia e Valongo decidiram retirar as duas providências cautelares apresentadas com o intuito de impugnar a introdução de portagens nas SCUT do Grande Porto.
A decisão foi anunciada ao final da tarde de ontem, após várias reuniões entre os autarcas, depois de na terça-feira, o Governo ter proposto a isenção da cobrança de portagens em 46 municípios atravessados pelas sete SCUT, deixando de fora concelhos como os de Felgueiras ou Penafiel.

À NFM, Alberto Santos, presidenta da Associação de Municípios do Vale do Sousa, explicou que esta retirada das providências tem como objectivo de contribuir para um clima de serenidade e responsabilidade. Alberto Santos espera que com isto haja uma aproximação de opiniões das posições dos autarcas e do Governo. Caso o governo não recue, prometem voltar a avaçnar para a via judicial.
Também descontente com a decisão do Governo, o presidente da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, fala num sentimento de grande indignação dos felgueirenses perante esta situação, recordando que mais uma vez Felgueiras sai prejudicada por uma decisão do governo.
Refira-se que apenas 39 dos 308 municípios portugueses superavam em 2007 o poder de compra per capita médio nacional, segundo o mesmo estudo do INE que o Governo utilizou para propor a isenção de portagens a 46 municípios servidos por SCUT.
Entretanto, o Jornal de Notícias diz hoje que segundo o ministério das Obras Publicas, os 46 concelhos atravessados pelas SCUT, que o Governo anunciou como estando isentos de portagens, são apenas exemplos, o que “não significa que não se venham a incluir outros na área da influência da SCUT”, ou seja, tudo depende das negociações em curso com o PSD.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: