Ordem dos Médicos e Sindicato Independente dos Médicos do Algarve protesta contra a redução de clínicos no Serviço de Urgência do Hospital de Portimão.

30 06 2010

Segundo um comunicado da administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, a reestruturação do Serviço de Urgência, integrada no plano de contenção de custos “não afetará” o atendimento nem a prestação de cuidados médicos naquele serviço. Um comunicado que surge na sequência dos protestos do Sindicato Independente dos Médicos e da Ordem dos Médicos do Algarve, face à decisão da administração hospitalar de que, a partir de 01 de julho, as “urgências funcionem apenas com um especialista de medicina interna, cirurgia e ortopedia”.
O conselho de administração hospitalar, que gere os hospitais de Portimão e Lagos, justifica a escala de médicos, que passa a ser composta por apenas um clínico das 8:00 às 16:00, como forma de dar resposta ao plano de contenção para a redução de despesas com horas extraordinárias.
O documento refere ainda que as medidas foram tomadas no âmbito de uma reorganização interna do Serviço de Urgência de Portimão, e garante que “serão colocadas em prática, sem por em causa o atendimento e a prestação de cuidados aos utentes que recorrem ao Serviço de Urgência”. Sublinha ainda que “não é verdade que” este serviço “fique em risco, dado que, até agora, tem sido e continuará a ser assegurado por médicos fixos”.
Para o Sindicato Independente dos Médicos a decisão é de “irresponsabilidade e violação das recomendações de qualidade e segurança no atendimento aos doentes”, enquanto que um comunicado do conselho distrital da Ordem dos Médicos do Algarve, salienta que “Assumidamente não estão reunidas as condições mínimas para a prestação de cuidados”.
Os protestos do Sindicato e da Ordem dos Médicos do Algarve já foram encaminhados para a ministra da saúde, Ana Jorge.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: