Número de falências aumentou, mas há ainda casos de sucesso

15 06 2010

Desde o início de 2010 já faliram em Portugal mais de 1800 empresas, ou seja, uma média de 11 insolvências por dia.
O Porto é o distrito onde o problema é mais grave, apesar das falências terem diminuído quase 9% em relação ao ano passado, continua na frente da lista. De Janeiro até ontem 419 empresas fecharam as portas.
Apesar do aumento do número de falências, onde o distrito do Porto aparece à frente, há ainda casos de sucesso e caminho para andar, no que se refere por exemplo ao sector do calçado, que só no concelho de Felgueiras emprega cerca de 90% da população.
A NFM falou com o administrador de uma empresa de calçado em Felgueiras, com 120 empregados internos e cerca de 300 sub-contratados, onde o sucesso é uma realidade.
Luís Pereira Mendes, administrador da empresa de calçado Rilix, acredita que o calçado é ainda um potencial de desenvolvimento para o concelho e para o país, basta que para isso, sejam criadas as condições para tal, como por exemplo, condições para mais exportação.
Segundo o empresário, as principais dificuldades do sector é mesmo no que se refere a apoios do poder central…mas lembra que os empresários não reivindicam dinheiro, mas sim apoios como parcerias ou criação de linhas de crédito.
Com um volume de facturação que ronda os 10 milhões de euros anuais e apesar de muito se falar de crise, nomeadamente na indústria do calçado, com encerramento de unidades de calçado de grandes grupos, Luís Pereira Mendes lembra que os empresários de Felgueiras são dos melhores do mundo no sector do calçado.
O sector do calçado tem ainda tem muito para dar no mundo, basta que sejam criadas condições para fomentar as exportações. Esta é pelo menos a convicção de um empresário do sector, com fábrica em Felgueiras desde 1989.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: