Valor das portagens nas scut vai penalizar duramente orçamento familiar

8 06 2010

“O valor a pagar nas portagens das scut do Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata vai penalizar duramente o orçamento familiar e os encargos para as empresas”. O aviso é de José Rui Ferreira da comissão de utentes contra a introdução de portagens nas scut.
Recorde-se que os utentes destas vias vão passar a pagar cerca de oito cêntimos por quilómetro, de acordo com a resolução de Conselho de Ministros publicada em “Diário da República”.
O documento indica ainda que as tarifas de portagem podem ser actualizadas anualmente, no primeiro mês de cada ano civil, tendo em atenção o valor da inflação.
José Rui Ferreira alerta para os problemas que a introdução de portagens vai trazer para a região.
Fica definido igualmente que os utentes das três SCUT terão de ter um dispositivo de identificação electrónica ou fazer prova de que já o encomendaram. Isto porque o sistema de cobrança de portagens “desenvolve-se segundo uma solução exclusivamente electrónica” e, acrescenta o diploma, as formas de pagamento nas novas portagens “devem ser compatíveis com os sistemas de pagamento em vigor na rede nacional concessionada”, que sejam de pré–pagamento, identificando ou não o utente, ou de pós-pagamento. A confusão no que respeita ao modo de pagamento leva a alguma desconfiança sobre a data da introdução de portagens. No entanto José Rui Ferreira lembra que o Governo poderá ter já tudo equacionado, tendo em conta que este processo tem sido tratado com grande secretismo.
Apesar do governo se mostrar inflexível, as comissões de utentes prometem não cruzar os braços e partirem para novos protestos.

Refira-se ainda que no diploma agora publicado, o Governo deixa em aberto a possibilidade de isenções, referindo que “mediante decreto-lei, pode excluir do regime de cobrança de taxas de portagens os utentes dos lanços ou sublanços” dessas auto–estradas.


Ações

Information

One response

8 06 2010
Utente

Uma vergonha.. mais não digo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: