Concessão TGV Poceirão – Caia contempla construção de linha paralela entre Évora e Caia só para mercadorias no valor de 260 milhões de euros

19 05 2010

O contrato para a construção da linha ferroviária de Alta Velocidade de Poceirão/Caia, que vai mesmo avançar, contempla a construção e manutenção das infra-estruturas ferroviárias do troço Poceirão-Caia por 40 anos e também o troço Évora – Caia da linha convencional de mercadorias, cujo custo ascende a 260 milhões de euros.

A construção desta linha tem sido alvo de críticas por vários especialistas, uma vez que o projecto do TGV é em linha mista e que a linha convencional de mercadorias agora a construir poderá ser alterada para a bitola europeia ou simplesmente desactivada, quando do lado espanhol estiver concluído o troço de TGV Madrid/Caia.

Os especialistas frisam ainda que actualmente existe uma linha convencional que permite fazer o transporte de mercadorias para Espanha, defendendo que a solução seria construir desde o início a ligação Poceirão/Sines em bitola europeia.

Esta situação desagrada o PSD, que hoje, vai informar o ministro das Obras Públicas, que deverá apresentar no Parlamento um projecto de resolução com o objectivo de que a construção do troço Poceirão/Caia seja adiada por um período nunca inferior a três anos.


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