Casa do Risco borda toalhas para celebração de missa Papal no Porto

30 04 2010

A 15 dias da vinda de Bento XVI à Invicta, onde vai celebrar uma eucaristia na Avenida dos Aliados, o trabalho intensifica-se para que nada falhe.

Na Casa do Risco, em Felgueiras, as duas bordadeiras responsáveis pela preparação das cinco toalhas que vão ser usadas na celebração, não têm mãos a medir, para que tudo esteja pronto e nada falhe da sua parte. Para bordar estas peças são necessárias cerca de 300 horas, 80 delas só para a toalha do Altar.

Emília Magalhães já não é estreante nesta matéria, já foi quem bordou uma toalha oferecida pela autarquia a João Paulo II, numa visita ao Vaticano. No entanto, a mulher de 48 anos, bordadeira há mais de trinta – desde que saiu da escola – diz que “é sempre um grande orgulho trabalhar num projecto tão importante e com tanta visibilidade como este”.

Em frente, com os olhos postos no pano branco que começa a ganhar forma, a bordadeira Ana Carolina, também com 32 anos de experiência e 48 de vida, revela que é a primeira vez que faz um trabalho tão significante e está ansiosa para ver o produto resultante de tantas horas de trabalho.

A ver o trabalho destas mulheres, está Paula Santos, técnica da Casa do Risco e autora dos desenhos que começam a ganhar forma no pano branco de linho. À NFM, a responsável explica que se trata de um desenho simples, baseado no bordado do Vale do Sousa, mas com uma característica que o identifica com a igreja.

Para Paula Santos, a realização destes trabalhos é também considerada como um veiculo de promoção do melhor que se faz em Felgueiras, e em particular na Casa do Risco, instituição ligada à autarquia, e onde trabalha desde a sua fundação em 1997.

As bordadeiras gostariam de ir ao Porto no dia da celebração para ver o produto do seu trabalho, mas, segundo Emília Magalhães, ainda não há certezas.

Refira-se que das cinco peças feitas pelas bordadeiras da Casa do Risco, a toalha da sacristia vai ser oferecida pelo município ao Santo Padre, as restantes ficarão na Casa de Vilar, na Diocese do Porto.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: