Calçado português exportado para 132 países

23 03 2010

O sector do calçado em Portugal apesar de ter apresentado uma diminuição nas exportações em 2009 foi o que melhor registo evidenciou a nível da economia portuguesa, tendo chegado a 132 países, mais 14 do que em 2008.

Os números são da APICCAPS, que revelam que as empresas portuguesas exportaram, pela primeira vez, para países como “a Bolívia, a Bósnia, o Iraque, a Macedónia, a Malásia e o Paraguai, dando, assim, tradução prática à estratégia definida no Plano Estratégico do Sector de 2007, onde se perspectiva como fundamental a abordagem a novos mercados de potencial de crescimento”. Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS, revela à NFM que apesar do ano passado ter sido difícil na generalidade dos agentes económicos, o sector do calçado conseguiu reforçar a sua posição relativa aos mercados tradicionais e começou a abordagem a novos mercados.
No total, a indústria portuguesa, que exporta mais de 96 por cento da sua produção, vendeu para o mercado externo 59 milhões de pares de calçado, no valor de 1,2 mil milhões de euros. Relativamente ao ano anterior, e em valor, há um decréscimo de 6,4 por cento. Apesar disso, segundo o responsável o sector do calçado foi o que melhor se evidenciou a nível da economia portuguesa. 

Para 2010, até tendo em conta o forte investimento na promoção do calçado no estrangeiro, a associação perspectiva um bom ano para o sector.
Refira-se que a Europa continua a ser o principal destino do calçado Português, com crescimentos em França e Holanda e queda no mercado alemão. Fora da Europa, a associação destaca recuos nas exportações para Angola, Rússia e EUA, e um crescimento, de 32,8 por cento, no Japão.
Já as importações de calçado recuaram 7,6 por cento, para 398 milhões de euros (valor que corresponde sensivelmente a um terço do total exportado por Portugal).


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: