Falso médico de Lousada foi condenado a três anos pena suspensa

19 03 2010

O falso médico de Lousada, Júlio Costa, que se fez passar por médico durante 10 anos, foi condenado esta sexta-feira a três anos de prisão, com pena suspensa.
O Tribunal de Lousada condenou Júlio Costa pelo “crime de usurpação de funções” e de “tráfico de estupefacientes” e aplicou ao arguido uma pena com cúmulo jurídico de três anos de prisão, suspensa por igual período.
Um outro arguido, um médico espanhol conhecido apenas por Ricardo, foi condenado a oito meses de cadeia, também com pena suspensa. O tribunal considerou provado que este fornecia as vinhetas e as receitas que permitiam a Júlio C. manter a actividade.
Júlio Costa, 42 anos, foi detido pelo exercício de medicina sem habilitações para o efeito, tendo sido apreendido no seu consultório um elevado número de comprimidos de um medicamento (Rubifen) com uma substância (metilfenidato) que consta da tabela legal de substâncias estupefacientes.
No consultório do falso médico, designado ‘Psicomed’, a PJ apreendeu ainda uma grande quantidade de receitas médicas, atestados, vinhetas de vários médicos utilizadas pelo detido nas receitas que passava, para além de literatura da especialidade e diplomas de cursos de pós-graduação clínica, um dos quais pertencentes à Universidade do Porto.
Segundo a PJ, o falso médico “chegou a ser conferencista em encontros médicos”, apresentando, no consultório, os respectivos certificados.
A denúncia da actividade ilícita foi feita por um paciente que “suspeitava que a pessoa pudesse não ter habilitações necessárias para a prática de medicina”, destacou o investigador.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: