Deputadas visitam escolas de Paredes e Gondomar para avaliar a implementação da nova legislação aplicável ao ensino especial

3 03 2010

Um grupo de deputadas da Assembleia da República que integram o Grupo de trabalho do Ensino Especial está a percorrer várias escolas para analisar os impactos da recente legislação do ensino especial. Esta quarta-feira, as parlamentares vão estar em Paredes e Gondomar.
Raquel Coelho, deputada social-democrata que integra aquele grupo de trabalho, explica que a agenda de visitas pretende ouvir os agentes educativos sobre o impacto das medidas que alteraram os apoios dados pelo Estado aos alunos com necessidades educativas especiais.
As deputadas estão disponíveis para propor recomendações Governo no sentido de melhorar o sistema de ensino para alunos com necessidades especiais.
Desde o início do ano passado que o Ministério da Educação tem vindo a rejeitar o encaminhamento de alunos com deficiências várias para as escolas de ensino especial, acabando com o financiamento integral à permanência destas crianças em colégios especializados. Em meados do mês passado, a FENPROF denunciou que há alunos com necessidades educativas especiais acompanhados nas escolas públicas por docentes sem qualquer tipo de especialização. O Ministério garantiu de imediato que a experiência nesta área é privilegiada na colocação de professores, sempre que não existam docentes com formação especializada.

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